ABACE pretende ampliar investimento social

Depois de qualificar sua estrutura interna e expandir a rede de parceiros, a associação que tem Fabio Porchat como embaixador pretende, pelo menos, dobrar o investimento financeiro em projetos sociais em 2019


O ano de 2018 foi um ano de estruturação interna para ABACE (Associação Buriti de Arte, Cultura e Esporte), que tem o humorista e apresentador Fabio Porchat como embaixador. A organização social ganhou um escritório próprio, ampliou a equipe e estabeleceu novas parcerias com o objetivo de oferecer um suporte ainda mais qualificado aos projetos apoiados.


Ao longo do ano passado, a ABACE investiu R$ 37.326, em três iniciativas sociais, beneficiando diretamente 411 crianças e adolescentes e 77 adultos, de três municípios brasileiros, em 2018. Além disso, apoiou uma campanha nacional de combate ao câncer infantil. Tanto para a operação interna quanto para o repasse aos projetos, a ABACE recebeu aporte financeiro da Inverno Produções, sua mantenedora, do restaurante Paris 6, do Festival Risadaria, do grupo de grupo de stand up comedy 4 Amigos e dos humoristas Paulo Vieira e Fabiano Combota, além do próprio Fabio Porchat. Ao longo do ano passado, receberam apoio da ABACE: Associação Acorde, Apadrinhe um Sorriso e África do Coração (Copa das Refugiados), além do McDia Feliz, com apoio institucional.


De acordo com a coordenadora executiva da ABACE Lorena Braga, depois de investir na operação, a expectativa para 2019 é, pelo menos, dobrar o valor doado às iniciativas apoiadas e, para isso, estão previstas diversas novidades neste ano. “Estamos planejando formatos diferenciados para captar recursos e, assim, ampliar cada vez mais a nossa atuação, dando visibilidade e oportunidade a novos projetos”, explica a assistente social.


“Não somos uma organização que faz apenas repasse financeiro. O nosso diferencial é o apoio técnico, a escuta ativa aos projetos, respeitando as sabedorias e colaborando naquilo que eles realmente precisam.” Lorena Braga, coordenadora executiva da ABACE.


12 computadores e 542 brinquedos

A Associação Acorde recebeu 12 computadores para a Sala de Informática, auxiliando o trabalho de 20 monitores (adolescentes da instituição) que orientam 181 crianças e adolescentes atendidas no espaço. Localizada no Jardim Tomé, em Embu das Artes (SP), a Acorde é um Organização da Sociedade Civil (OSC) que contribui com o desenvolvimento humano em uma região de alta vulnerabilidade social. A entidade também foi contemplada com 542 brinquedos, viabilizados com apoio do grupo de stand up comedy 4 Amigos, composto por Dihh Lopes, Márcio Donato, Thiago Ventura e Afonso Padilha, que doou o cachê de dois espetáculos. “Criou-se entre nós um elo forte que, a partir de agora, é parte da história da nossa organização”, revela Cris Oestreicher, coordenadora de Comunicação e Mobilização de Recursos da Acorde. Segundo ela, isso se deu desde o processo de escolha do projeto, na transparência da efetivação do investimento, no respeito ao trabalho realizado pela Acorde e na vontade de aprenderem juntos e, desse aprendizado, gerarem impacto na vida das pessoas.


“Quando uma organização como a ABACE chega, traz consigo a imagem de seu fundador, ninguém menos que Fabio Porchat. A força e o amor que esse moço carrega estiveram aqui na Acorde, em cada ligação, relatório, reunião e encontro”, declara. “Isso sensibilizou a mim e às minhas crianças e adolescentes, materializando a transformação que ele se propôs a fazer no mundo”, complementa Cris.


Alimentação, material escolar e de construção e passeio ao teatro

A ABACE entrou na história da Apadrinhe um Sorriso no ano de 2018 e foi extremamente importante para que o projeto desse grandes e novos passos na direção de se tornar uma organização sustentável e com uma estrutura própria. Com o valor disponibilizado pelo edital foi possível levar as crianças do projeto para assistirem à peça "O Pequeno Príncipe Preto". Parte dos recursos foi destinada para aquisição de materiais de construção para a construção de uma sala de leitura, lanches e materiais para oficinas. A iniciativa beneficia diretamente 230 crianças e jovens e 33 mulheres da Comunidade Parque das Missões, em Duque de Caxias (RJ). “Além do valor disponibilizado, o que ficou foi a parceria e o cuidado por parte da equipe da ABACE. O material de acompanhamento disponibilizado foi importantíssimo para o amadurecimento da nossa equipe, durante o processo de prestação de contas, e para o nosso entendimento sobre assessoria de projetos”, explica Fabiana da Silva, diretora e coordenadora da Associação Apadrinhe um Sorriso. “Sigamos rumo as transformações que acreditamos, queremos e lutamos por ver nesse mundo", finaliza.


Transporte de jogadores e material esportivo

A ABACE ofereceu suporte institucional e divulgação dos torneios regionais da inédita Copa do Brasil de Refugiados, realizados em São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ), além de apoiar a inscrição da iniciativa na Lei de Incentivo ao Esporte. O evento, que promove a inclusão social de refugiados por meio do esporte, envolveu mais de 800 refugiados, imigrantes e brasileiros, de 27 nacionalidades, divididos em 41 times. Para a final, no feriado de 20 de novembro, no Estádio do Pacaembu, a Associação Buriti de Arte, Cultura e Esporte investiu no transporte de jogadores e em material esportivo. A Copa dos Refugiados é um evento idealizado pela ONG África do Coração e realizado em conjunto com a PONTO, Agência de Inovação Social, com o apoio da Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). “O apoio da ABACE representa uma grande conquista para nós por se tratar de uma organização alinhada com nossos propósitos”, declara o coordenador da Copa dos Refugiados Abdul Jarour, que também é um refugiado sírio. Segundo ele, essa parceria possibilitar materializar os projetos da ONG, que vão além da realização do campeonato de futebol, dando visibilidade à crise humanitária mundial proveniente do fluxo migratório de 70 milhões pessoas que foram obrigadas a deixar a sua terra natal, nos últimos anos.


Apoio institucional

Na figura de seu padrinho, Fabio Porchat, a ABACE apoiou a última edição do McDia Feliz – maior campanha do País em prol de crianças e adolescentes com câncer. O comediante estrelou, graciosamente, a campanha de comunicação e participou do evento, no dia 25 de agosto, no McDonald’s da Freeway Center, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ). Criada há 30 anos, essa foi a primeira vez que a iniciativa repetiu o embaixador, devido ao sucesso da parceria da edição passada. Na ocasião, ABACE também doou 25 lanches para uma turma de alunos do Instituto Sociedade Amante da Instrução (ISAI). De acordo com a coordenadora de Mobilização de Recursos do Instituto Ronald McDonald, Bianca Provedel, o apoio da ABACE no McDia Feliz 2018 foi fundamental. “Com a associação, articulamos a presença do Fabio Porchat na campanha publicitária, cativando o público para aderir, mais uma vez, ao McDia Feliz”, explica. “Temos certeza que é a união de diversas instituições, empresas e da sociedade que pode viabilizar melhorias no cenário da saúde, de crianças e adolescentes com câncer. E temos orgulho de ter a ABACE conosco nessa parceria”, enfatiza.


Contatos para imprensa

Claucio Brião

Jornalista (MTE 10.059/RS)

claucio.briao (Skype)

briao.claucio@gmail.com

(11) 9 4839-1942

(11) 2609-4070

Todos direitos reservados à Abace Brasil 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Claucio Brião

(11) 94839-1942

Site desenvolvido por  DESIGNORAMA 

REDES SOCIAIS: